Fotos quentinhas são mais agradáveis aos humanos

14/05/2010 às 11:47 am


Aproveitando a deixa do comment do comentário do Éverton e do André sobre o post: White Balance, Fotografia de Show e RAW.

Quem nunca deu uma mexida no White Balance pra deixar com que o dia parecesse mais ensolarado, que atire a primeira pedra!

É natural, ambientes quentes são mais aconchegantes para nós. Essa sensação de conforto vem não sei daonde, mas que é mais confortante, sem dúvidas.

Trívia: Alguém sabe me dizer por que isso acontece? O que em nós humanos, em quais áreas do cérebro ocorrem sinapses quando vemos um ambiente quente? Algum leitor psicólogo/psiquiatra/psico-qualquer-coisa afim de me dar essa luz? (6000K de preferência, grato).

Foto fria:


Foto quente, não é muito mais bonito? A diferença é sutil, mas fica muito mais agradável!


  • Mush

    Vai ver que tem alguma coisa a ver que no inverno era mais difícil conseguir caça.

    Anyway, exemplo sutil mas bom.

  • http://www.rafalopes.com.br Rafael Lopes

    Pois é, eu tentei buscar alguma analogia bem remota dessas (que podem parecer ridículas, mas faz mais sentido do que as pessoas acham, esse lance de sobrevivência ruminar e tal), mas não achei nada, nem referido a memória genética, que pudesse ligar o fato de que temperaturas mais altas (K) causam tons mais agradáveis!

  • http://www.twitter.com/carollinden Carol Linden

    Rafa, acho que fotos humanizadas ficam melhores quentes, mas tenho umas fotos que eu aaaaamo “naturalmente fria”. :-) Acho que combina com o “clima” Canadá da foto! http://www.flickr.com/photos/carollinden/383207248/in/set-72157594183731939/ e http://www.flickr.com/photos/carollinden/383207246/in/set-72157594183731939/

  • Bruno Cardi

    Na realizade não tem a ver exatamente com foto quente, e sim com colorização. É a velha formula do mais açucar e de mais cores. Regra básica usada por qualquer meio POP de mkt, vide rede globo e qualquer outra emissora americana de grande renome. Pode reparar nas cores usadas, isso transimite pra nós alegria, euforia. Nos dá a idéia de que a vida é uma alegria sem tamanho :)